Floresta do Salitre

09:33:00

Uma das "Florestas" históricas de Lisboa!
Ainda hoje não sei de onde vem este nome, mas por norma Floresta caracteriza-se por um restaurante tipo tasca, comida portuguesa, com mesas em fila, ideal para jantares de grupo e convívios com amigos. 
A Floresta do Salitre não é exceção em quase nada, exceto a inexistência de carta de vinhos (principalmente com uma garrafeira daquelas)

Não exijo muito, apenas uma de duas: 
  • Uma simples lista de vinhos correntes, cujo o nome já todos conhecemos(caso típico nestas casas);
    ou; 
  • Um aconselhamento qualificado (caso haja vinhos diferenciados)
O que me trouxe à Floresta do Salitre, por outro lado, foi a entremeada de leitão! Anda nas bocas da capital e apenas basta desembolsar cerca de 9€ pelo prato.

Ambiente tradicional, com uma sala ampla e espaçosa, bem composta e uma montra de vinhos de nível à entrada ( Pera Manca, Barca Velha, Grande Reserva ...).

_O que vão desejar os senhores?

Éramos um grupo. Ainda que tenham sido escolhidos vários pratos, a entremeada de leitão, foi mesmo a mais pedida.
_Para beber?
_Pode trazer a carta de vinhos?_ dissemos em uníssono.
_Não temos carta! Mas vou já chamar o chefe de sala para vos aconselhar e dizer o que há.

Passado uns minutos vem um senhor com 3 garrafas na mão prontas para serem abertas.

_Boa noite meus senhores, tenho aqui um vinho alentejano ideal para acompanhar o vosso jantar. Como sabem, Alentejo, uma das melhores regiões vínicas de Portugal!

_E das mais sobrevalorizadas. Gostaria de provar sim, mas gostaríamos também ver o que tem mais.

_Temos também Douro e Palmela. Se bem que este último é provavelmente o menos conhecido, mas também ele bom.

Aí está o típico dono de tasca, totalmente virado para o negócio. Para além de só saber nomes de referência limitava-se a vender os vinhos não pelo ano, castas ou adega, mas sim pela região.
Optámos por provar os 3, um de cada região. Não conhecia nenhum, nem me dei ao trabalho de verificar, mas uma coisa é certa o de Palmela foi eleito o melhor unanimemente.

Foto facebook "Floresta do Salitre"

O couvert era normal, azeitonas, pão e alguns queijos.

Chegada a entremeada, em prato fundo, enfeitado com batatas em rodelas finas, em torno da carne. O tradicional molho de leitão por cima e uma pele bem crocante, servindo de introdução a uma carne macia e saborosa, bem ao estilo de suíno de tenra idade.

Para sobremesa, o cheesecake foi o rei dos pedidos, mas um mero bobo no prato. Simples, pouco diferenciador e um tanto ao quanto seco. 
Vale a pena a paragem para a entremeada de leitão, mas vale também a dispensa do aconselhamento dos vinhos, por parte do dono.










Floresta do Salitre Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

You Might Also Like

0 Comentários