Ratattouille, de Outono

12:23:00


Ratatouille é um prato francês muito apreciado em todo o Mundo.
Com varias formas de preparar e ao longo dos tempos, cada vez mais elaborado. 
Nos dias de hoje atinge a apresentação de autenticas obras de arte, sendo que para mim a mais bonita é sem duvida a executada pelo pequeno ratinho no filme da Disney, em que este colocar rodelas de legumes alternando as suas cores, num circulo continuo em forma de caracol, e terminando com um efeito central.


Na sua essência, o Ratatouille é um delicioso refogado, guisado, para muitos um estufado de vários legumes, com um simples molho ao gosto de cada pessoa (o meu favorito termina com um toque de vinagre balsâmico, ganhando tanto no sabor como na cor do prato).
Este prato é um acompanhamento ideal para uma carne ou peixe. Consegue-se guardar durante várias dias no frigorífico apenas aquecendo um pouco, na frigideira, com azeite ou manteiga. O sabor e consistência mantêm-se ao longo dos dias. 

Para mim é um prato de meia estação, admitindo que a maioria das pessoas encara-o como sendo uma receita de inverno. Mas tudo depende do tipo de legumes colocados. Quando mais leves e aguados forem os legumes, mais leve ficará a receita, enquanto que quanto mais consistente forem os legumes, mais pesado ficará!
Esta receita que falo hoje é perfeita para dias de Outono e o acompanhamento ideal para peixe.



Receita  

Ingredientes:

1 Pimento verde
1 Pimento Vermelho
1 Pimento amarelo
2 Cebolas
5 Dentes de alhos
2 Batata doce
1 Courgette
1 Beringela
2 Tomates grandes (coração de boi é o ideal)
2 Colheres.Sopa de vinagre balsâmico
Azeite, Molho de soja,
Sal, pimenta, pimentão, açafrão, nóz moscada
Manjericão e ramo alecrim e ramo de tomilho
4 Colheres.Sopa de Xerez / VinhoBranco
Folha de alumínio


Modo de confecção:

1- Corta todos os legumes como courgette, beringela e batata doce. enquanto que os pimentos o ideal é mesmo cortar ou em losangos ou quadrados grandes. 

2- Passar todos os legumes pela frigideira, apenas com azeite, apenas e simplesmente para libertar os açucares de cada um (1 a 2 minutos de cada lado) e deixar repousar.

3- Enquanto os legumes repousam: corta a cebola em cubos grandes (macedónia),  esmaga os alhos e mete na frigideira a refogar com azeite e sal, durante cerca de 5 minutos, até ficar bem refogados. Deitar os tomates cortados sem descrição, juntando ao refogado e mexer aos poucos durante cerca de 5 minutos.

4- Juntar todos os legumes a repousar com o refogado numa forma para ir ao forno. Tempera com molho de soja, pimenta preta, nóz moscada, açafrão e pimentão ao gosto. Adiciona o ramo de alecrim e tomilho para aromatizar. O por fim o  xerez/VinhoBranco e o vinagre balsâmico. Envolver tudo, com uma colher ou mesmo com as mãos, até se misturarem. 

5- Tapar com a folha de alumínio e levar ao forno durante 45 min a 1 hora a 150 ºC. Vai ficando atento e guia-te pela consistência da batata (que é o legume que coze mais lentamente).




You Might Also Like

0 Comentários