A Padaria Portuguesa

11:23:00


Esta padaria já se encontra praticamente em todas as esquinas de Lisboa.
Ainda me recordo de passar no largo do Camões e ver uma pasteleira à porta, espigas de trigo (tais como as que os meus avós costumavam cultivar) a brotarem no hall de entrada, pão fresco a transbordar pela vitrina, uma entrada de azulejos em tons quentes, castanho e amarelo (fazendo lembrar a cozinha da dos meus avós) e duas palavras convidativas e familiares à porta diziam “A Padaria Portuguesa”.


Este local cria em mim uma certa nostalgia do tempo que passava com os meus avós.
_Filho, vou à padaria, levanta-te para ainda comeres o pão quentinho!
_Sim avó _Respondia eu todos os dias com os mesmos olhos remelados e o mesmo sorriso de sempre, que mais cedo ou mais tarde estaria cheio de farinha enquanto me deliciava com o “pão da avó”_ como eu lhe chamava.
Hoje existem mais de 20 na Capital, todas elas com a mesma decoração de padaria de aldeia, mas sempre com um toque moderno. Sempre com funcionários simpáticos e atenciosos, com um sorriso na cara e algo de novo a propor, como se as novidades brotassem deles como o trigo brota do chão no verão. 


Assim que pisarem aqueles azulejos, pela primeira vez, vão sentir de imediato a envolvência do local.
Uma montra de pão variado apenas e simplesmente divididas por uma linha imaginária às cores e sementes, tal como nas padarias tradicionais. Tartes fantásticas, com receitas tradicionais, pasteis típicos de norte a sul do país, terminando numa bancada única e conjunta eleita por muitos como o tesouro desta padaria, o pão-de-deus. 




Com um pão de brioche fofo que nem um pão de leite, coberto por um creme delicioso, doce e cremoso mas consistente, mas não demais, mas não de menos_ Já vos estou a baralhar_ "só provando, impossível de descrever"
As Mesas são todas elas em madeira, candeeiros em palhota, transformando o local ideal para passar um bom bocado. A tudo isto junta-se o tempero extra, da música portuguesa passada na rádio. Tal como o pequeno rádio que todas as manhas o meu avô metia a tocar e sempre com a mesma pergunta:
_
Conheces esta? Grande cantor. Um dia vais perceber o que digo, ainda és novo.
Pergunta à qual eu respondia apenas com uma gargalhada. Não era chato, não me fartava da musica nem da mesma pergunta feita vezes sem fim. Era o meu Avô.


Menus de pequeno- almoço, almoço e lanches, variados, "para a menina e para o menino".
Um sumo de laranja, chá preto, torradas (torradas, literalmente, no forno de cozedura do pão, “Um mimo”), queque ou um bolo de noz, fazem as delicias ao pequeno almoço.


Os menus de almoço têm sempre uma base saudável. Fantásticas sandes com pão delicioso e uma combinação de ingredientes bem pensada, acompanhado por um sumo de frutas e sopa. Para os mais gulosos, há sempre o hambúrguer em pão de brioche, em que a primeira vista estranha-se, mas rapidamente entranha-se com a primeira trinca. Para dias de verão com mais calor, há sempre a hipótese light, saladas.


Relativamente ao lanche diria que é mais do mesmo (Tal como tudo naquela padaria, mesma qualidade, sabor e toque caseiro).
A Padaria Portuguesa - Rua do Ouro 2 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

You Might Also Like

2 Comentários

  1. eu adoro a padaria portuguesa -- vou la tomar o pequeno almoço imensas vezes, acho que aquele menu dos 2.50€ é super barato e super bom! hmm :)

    adorei o blog, vou definitivamente seguir! dá um saltinho no meu e segue-me também, se gostares do que se vai passando por lá!

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostas-te. O que não falta são opções de lanches, pequenos-almoços e Brunchs.
    Parece-me que gostas de brunchs e também do Lx Factory (um dos spots mais trendy em Lisboa, vais encontrar muita coisa engraçada lá para o teu blog) dá uma vista de olhos neste:

    http://umnabogourmet.blogspot.pt/2016/10/brunch-na-vila-lx.html

    Assina a Newsletter, para receberes atualizações semanais ;)

    ResponderEliminar