Peixe em Lisboa 2017
04:55:00Peixe em Lisboa 2017 foi um sucesso!
Desde a melhoria por parte do espaço, à disposição das bancas e promoção dos produtos no mercado gourmet.
Sou uma presença assídua nos últimos 3 anos e considero que esta mudança do patio da Galê, para o Pavilhão Carlos Lopes foi uma escolha acertada por parte da organização.
Com mais disposição e espaço, essencialmente, para os restaurantes, para poderem cozinhar, empratar e preparar os pratos.
Com uma disposição bastante mais organizada e integrada dos representantes no mercado gourmet, que a meu ver teve uma maior envolvência e presença dos mesmos, no festival.
Também de notar a garrafeira, com mais de 50 vinhos da região de Lisboa (Branco, Rosé e Tinto), divulgando marcas pouco conhecidas pelo publico, mas com tanto ou mais potencial que os famosos exemplares das regiões do Douro e Alentejo.
Entre provas, apresentações e workshops, destacaram-se apresentações de novos Menus para 2017 como é exemplo dos chefs Miguel Laffan (L'and vineyard), Alexandre Silva (LOCO) e José Avillez (Belcanto). A famosa eleição do melhor pastel de Nata de Lisboa 2017, ganha pela Pastelaria Pãozinho das Marias do Chef. Pasteleiro Francisco Duarte e a mais recente eleição da melhor patanisca de bacalhau em Lisboa, ganha pela A Casa do Bacalhau.
Mercado Gourmet
(Os mais interessantes segundo o Nabo)
Loja do Sal - Com tipos de sal aromatizado e misturado com especiarias, ideal para temperos de carne peixe e até mesmo para leitão. (Surpresa: Sal fumado)
Casa do Vale - Uma família com terreno a mais e um produto gourmet para apresentar. Chutneis, compotas e combinações doce salgado. (surpresa: cebola em vinho do porto)
Click@lentejo- O Amazon dos produtores Alentejanos. Uma plataforma que divulga e comercializa os produtos regionais e caseiros dos pequenos produtores alentejanos. Uma ideia fantástica que bem se pode alargar para o resto de Portugal. As nossas mesas agradecem.
Terrius - A melhor ideia do Mercado!
Uma empresa focada em divulgação e aproveitamento, total, dos esplêndidos produtos da região Alentejana. Desde os cogumelos secos, à farinha de bolota e castanha, passando pela mostarda de pimentos (deliciosa) e finalizando com o enlatado dos mesmos (pimentos).
Uma marca sem desperdícios e com sabores bem ao estilo natural.
Cogumelos Cultivados - A melhor surpresa do Mercado! Distribuição de ervas aromáticas de qualidade gourmet. Desde os cominhos frescos, aos rebentos de aniz, passando pela estevia e uma imensidão de sabores novos com variações ao longo do processo de degustação.
Para minha infelicidade apenas estavam a demonstrar os produtos e não era possível adquirir nenhum.
Ainda só fazem entregas a clientes de restauração mas a venda a clientes singulares está para breve.
Restaurantes
(Os mais interessantes segundo o Nabo)
Henrique Sá Pessoa: Apresentou boa qualidade de produto, com criações simples e confecionadas ao pormenor.
Não fugindo à cultura portuguesa. (prato que ficou na mente: Sandes de choco frito, em pão de tinta de choco)
Chef Kiko: Usou como trufo algumas criações do seu restaurante a Cevicheira. (prato que ficou na mente: Quinoto do mar)
Paulo Morais- Rabo d' Pêxe : O próprio chef. Paulo Morais esteve presente do principio ao fim, esclarecendo todas as dúvidas e a ser o principal encarregado pela preparação do peixe. A ele juntou-se um fantástica banca de peixe fresco na maioria proveniente dos Açores.
Chapito à Mesa: Fez a apresentação do seu menu para 2017. Com apresentações cuidadas e combinações que têm tudo para dar certo.
"Mistura de peixe menos nobre com uma proteína mais nobre como o Carabineiro" é um exemplo das combinações que me ficou na cabeça.
Ribamar : Uma carta bastante completa, com intenção de mostrar a frescura e qualidade do marisco de Sesimbra.
Taberna da Rua das flores: Desde o Bao, ao mousse com ouriço do mar e azeite, passando pelo tapioco... Tudo deslumbrou, estes têm criatividade para dar e vender. E mais importante, não têm medo de arriscar.
Vinhos:
Todos eles da região de Lisboa, com a presença de uma panóplia de quintas da região. Desde Roses, Branco a Tintos.
Com provas comentadas, apresentando uma quinta diferente todos os dias.
Menu eleito pelo Nabo:
Sopa Rica de Peixe (Ribamar) - Bem recheada, com peixe variado, consistente e bem apurada. |
Tapioco de camarão (Taberna da rua das flores) - Delicioso do principio ao fim! Todo sabor do caldo de camarão, explicito na tapioca. Para finalizar, uns bons generosos pedaços de camarão. |
0 Comentários