Gaspacho de Lentilhas

02:42:00


Gaspacho, a fresca salada alentejana que acompanha com tudo em dias de calor. Dada a Carência de hidratos, proponho uma receita nova, com lentilhas, ideal para acompanhar com grelhados, tanto de carne como de peixe (Seitan, também acompanha bem, mas noutro posto vou-vos explicar como preparar um bom seitan). E assim abdicar de hidratos mais pesados.

Lentilhas, esta leguminosa é muito utilizada em pratos indianos como caril e os mais variados guisados. Mas nós os mediterrânicos também conseguimos proporcionar uma panóplia de receitas interessantes, tal como a de hoje, bem ao modo mediterrâneo, bem ao gosto Alentejano.

Tipos de lentilhas:

Existem vários tipos de lentilhas, mas as mais conhecidas são as castanhas verdes e vermelhas.
_ As  castanhas são as mais fáceis de cozinhar, cerca de 20 minutos.
_ As verdes, muito populares na Europa levam mais tempo a cozinhar, cerca de 2X mais que as castanhas, mas tal como as castanhas matem a sua estrutura firme e apresentável, tal como são antes de cozinhar
_ As vermelhas são as mais rápidas no processo de cozedura, metade do tempo das verdes, mas perdem a sua estrutura primitiva, adquirindo uma textura algo como uma Papa... ideias para acompanhar como puré ou até mesmo fazer um género de mistura como a Quinoa ou cuscus.


Cozedura lentilhas:

O modo de preparação das lentilhas é algo realmente fácil e nem precisa de grande prevenção, como colocar de molho.
A forma mais fácil e rápida de preparar as lentilhas, começa por coloca-las na panela com uma quantidade de água suficiente apenas para cobrir cerca de 3 dedos (até podemos ir pela medida do arroz tão conhecida por todos que é de 2 para 1).
Como já disse para as lentilhas verdes é necessário algum tempo, cerca de 30 a 40 minutos, (que serão as indicadas a usar neste prato/ salada/ acompanhamento).
Após os 40 minutos, verifiquem se ainda há um pouco de agua da panela, caso não haja, adicionem um pouco, mas quente “Sempre Quente” para não parar a cozedura do legume. E vão provando uma lentilha de 2 em 2 minutos, assim ao trincar sentirem a mesma sensação quando se trinca um feijão, desliguem e coem com agua fria, este é ponto ideal.




(1) Após termos as lentilhas cozidas, cortem a cebola, o pepino e o tomate em pedacinhos e juntem tudo, no fim cortem o alho em palitos fininhos e coloquem por cima. 
(2) Assim que estiver tudo numa saladeira ou prato, temperem ao gosto, mas sempre com a proporção (1 azeite (ex: colher de sopa); 1 de vinagre; 1/2 de água (caso queiras algo mais fresco usem gelo, 1 cubo de gelo por porção)).
(3) Por fim adicionem sal e pimenta a gosto e raspem um pouco de laranja. Mexam tudo e sirvam com garfo e colher!
Fácil e prático, não sejam Nabos!







You Might Also Like

0 Comentários