Raríssimo By Osvaldo Amado: vinhos que mais parecem obras de arte!

03:14:00

Enólogo há 32 anos, Osvaldo Amado está entre os profissionais mais reconhecidos de Portugal. Já fez vinhos em vários países do mundo, contabilizando mais de 600 milhões de garrafas, mais de 1100 prémios e inúmeras distinções profissionais. Atualmente é diretor de enologia no Grupo Global Wines, produtor de vinhos como Casa de Santar, Cabriz ou Quinta do Encontro. Com um currículo tão vasto, fazia falta partilhar a paixão e dedicação ao mundo dos vinhos, agora com um cunho pessoal. O enólogo fez nascer o projeto “Raríssimo By Osvaldo Amado”, vinhos especiais, de características singulares, que transportam o melhor da natureza e prometem sensações de raro prazer, agora ou daqui a muitos anos!



Para o enólogo Osvaldo Amado o vinho é sinónimo de vida, de entrega, de paixão. Não se imagina a fazer outra coisa e garante: “sinto-me feliz e muito motivado para fazer ainda melhor, para proporcionar aos apreciadores de vinhos, momentos perfeitos de degustação”. Com 32 anos de experiência a fazer vinhos em todas as regiões de Portugal e em vários países do mundo, o diretor de enologia do Grupo Global Wines, produtor de vinhos como Casa de Santar, Cabriz ou Quinta do Encontro, só admite trabalhar com qualidade e prova disso são mais de 1100 prémios recebidos, entre Medalhas de Ouro e Prata, a nível nacional e internacional, sem falar em distinções profissionais, como já ter sido eleito “TOP Winemaker” no Concurso “Wine Master Challenge”, e premiado como “Enólogo do Ano” pela Revista de Vinhos ou “Enólogo de Mérito” pela revista Paixão Pelo Vinho.

No final do ano passado o percurso profissional cresceu, com a apresentação de um sonho, materializado na apresentação da sua marca de vinhos: Raríssimo By Osvaldo Amado. O espumante Extra Bruto Blanc de Blancs de 2006 chegou aos pontos de venda mesmo a tempo da passagem de ano, com a promessa de a ele se juntarem outros vinhos, igualmente raros, plenos de complexidade, que surpreendessem pela originalidade, com um toque do seu criador. E finalmente, chegou esse dia! A gama de vinhos Raríssimo By Osvaldo Amado já está disponível em cerca de 50 garrafeiras selecionadas de Portugal e nos restaurantes de referência.

Devidamente protegidas por um luxuoso estojo, as garrafas de design francês encerram o precioso líquido e prendem o olhar pela elegância de cada nobre detalhe, onde sobressai a marca “Raríssimo” gravada num rótulo de estanho. A gama é composta por edições limitadas e irrepetíveis de dois brancos, um clarete, um tinto e um espumante.



O Raríssimo By Osvaldo Amado branco DOC Bairrada 2015, foi elaborado 100% com a casta Arinto. Apresenta uma cor citrina intensa e aspeto cristalino. Revela nuances de frutos tropicais, com notas exóticas e muita complexidade aromática, que transporta para o sabor, deslumbrando pela frescura, pelo distinto volume de boca e grande persistência. Perfeito para beber já, promete grande longevidade.

Feito com 85% de uvas da casta Encruzado, 10% de Bical e 5% de Malvasia Fina, o Raríssimo By Osvaldo Amado DOC Dão branco 2011, é um vinho surpreendente e arrebatador. “Não há outro vinho assim em Portugal”, garante o enólogo e produtor, salientando que “é um vinho que tem um perfil e frescura únicos, de grande untuosidade, que é muito gastronómico, complexo e distinto. Seguramente um ícone de Portugal”, remata.

O Raríssimo By Osvaldo Amado espumante DOC Bairrada Extra Bruto Blanc de Blancs de 2006, 100% Arinto, contou com estágio de 13 anos em garrafa sur lie e 12 meses após o dégorgement. Revela cor palha atenuada com tons esverdeados, tem aspeto cristalino e uma bolha muito fina e persistente. O aroma é pleno de complexidade e intensidade, predominando a redução de citrinos, cereal tostado, biscoito, panificação e especiarias doces. Na boca, tem musse crocante, excelente frescura, muito elegante e de longa persistência final. Uma proposta que vai acompanhar delicadas iguarias, elevando à perfeição momentos especiais e de celebração da vida.

Dezanove anos depois, chega um vinho tinto absolutamente extraordinário, de uma complexidade deslumbrante, apenas equiparável ao que de melhor se faz no mundo: o Raríssimo By Osvaldo Amado tinto 2001 DOC Dão. Um vinho cheio de vida, que preenche os sentidos, sugerindo notas de outono, de vegetal seco, tabacos finos, derivados de cacau, especiarias, em absoluto equilíbrio, deixando adivinhar um nobre envelhecimento em garrafa.

Também não poderá deixar de provar o Raríssimo By Osvaldo Amado Clarete DOC Dão 2013. É um vinho que agrada naturalmente, surpreendendo pela originalidade, autenticidade, riqueza de aromas, sabores e pela amplitude gastronómica, elevando os sentidos. “Não há Claretes Clássicos no mercado” destaca Osvaldo Amado. E este é absolutamente arrebatador, preenche-nos pelas notas de bosque, especiarias, fungos nobres e tabacos maturados, deixando ainda um sabor intenso e complexo, muito macio, elegante e harmonioso.


Osvaldo Amado partilha que o objetivo deste projeto é “oferecer ao mercado vinhos que nunca antes foram feitos, vinhos diferentes, que sejam efetivamente raros, distintos e irrepetíveis, gastronómicos, perfeitos para todos os momentos. Vinhos para beber desde já, mas com grande potencial de guarda, incutindo em cada um deles um cunho muito pessoal, o reflexo de um terroir, de um pensamento, de um estilo próprio... como se se tratassem de obras de arte, nascidas da natureza”.


You Might Also Like

0 Comentários