ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO ESTÁ DE REGRESSO DE 20 A 23 DE FEVEREIRO

01:34:00

A 17.ª edição do evento Essência do Vinho – Porto está de regresso ao Palácio da Bolsa, de 20 a 23 de fevereiro. O programa detalhado da principal experiência do vinho em Portugal é já conhecido e promete quatro dias absolutamente memoráveis.
Essência do Vinho – Porto apresenta mais de 400 produtores e cerca de 4000 vinhos representados e em degustação, de Portugal e do mundo, 50 atividades paralelas que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos.
O reforço da internacionalização do evento é expresso na comitiva internacional de especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países: Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça. São jornalistas, críticos, wine writers e sommeliers. Parte desta comitiva internacional convidada elegerá o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, uma prova de referência que já cumpre a 13.ª edição e que é promovida pela Revista de Vinhos.









Em simultâneo, a organização do evento está a receber pedidos consideráveis de acreditação de importadores de vinhos que operam em mercados internacionais, o que demonstra a afirmação do Essência do Vinho – Porto não apenas enquanto momento anual relevante na cidade e no país, mas ainda como uma iniciativa de relevo no calendário europeu do setor.

Sarah Ahmed e Charles Metcalfe
entre os especialistas convidados
“Vinhos australianos de castas portuguesas” é uma das provas que certamente despertará maior curiosidade durante o Essência do Vinho – Porto. A jornalista e crítica de vinhos britânica Sarah Ahmed especializou-se em vinhos portugueses e australianos, partilhando com frequência, no blogue “The Wine Detective” e também na coluna mensal que escreve na Revista de Vinhos, as viagens e os vinhos que mais a têm surpreendido nessas incursões pelos dois países. Nesta prova dá a conhecer interpretações australianas de castas bem conhecidas dos portugueses, como a Touriga Nacional, o Tinto Cão, o Sousão, a Tinta Barroca ou o Arinto.
Dando seguimento à parceria estabelecida entre o International Wine Challenge (IWC) e a Revista de Vinhos, um dos fundadores da histórica e reputada competição estará também no Porto. Charles Metcalfe promove, durante o Essência do Vinho – Porto, a prova “Grandes Vinhos do IWC”, que destacará rótulos medalhados naquela competição. Durante o evento, os expositores presentes poderão ainda beneficiar de condições de participação especiais para inscrição de vinhos a concurso.
A 17.ª edição do Essência do Vinho – Porto contempla ainda provas da Quinta da Boavista (Douro, o “Produtor do Ano 2019” pela Revista de Vinhos); verticais de várias colheitas de vinhos da Casa Ferreirinha Callabriga (Douro), Casa da Passarella (Dão), Covela (Vinhos Verdes), Herdade das Servas (Alentejo), Quinta do Monte Xisto (Douro) e Quinta Vale D. Maria (Douro); lançamento da nova gama de vinhos Alvarinhos de parcela da Aveleda (Vinhos Verdes) e dos vinhos de talha do projeto XXVI Talhas (Alentejo); provas de vinhos estrangeiros de Barolo (Piemonte, Itália), Champagne (França) e Rieslings (Alemanha e Alsácia).
A comitiva internacional de jornalistas convidados terá ainda oportunidade de participar numa prova que pretende ilustrar a notável capacidade de longevidade dos vinhos portugueses, bem como na prova “Vinhos do Porto de Sonho”, que reunirá rótulos raros e exclusivos.

Impacto estimado na cidade
de 3,5 milhões de euros, em 2019
A edição de 2019 do evento Essência do Vinho confirmou a ligação da cidade do Porto ao vinho e ao turismo. O impacto gerado na cidade está avaliado em 3,5 milhões de euros, dos quais mais de um milhão só em alojamento. A conclusão consta do mais recente estudo de públicos do Essência do Vinho – Porto, realizado pelo Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG).
A relação entre o turismo e o vinho ficou bem evidente, considerando que 2 em cada 3 (66%) dos visitantes que residiam fora da Área Metropolitana do Porto viajaram propositadamente para o evento. O Essência do Vinho tem revelado enorme capacidade de atração turística, com a crescente participação de estrangeiros no evento (desde 2016, uma taxa de crescimento média anual de 64,5%).
Relativamente ao público presente na edição de 2019, o estudo do NIDISAG permitiu verificar que o perfil mais frequente dos visitantes foi o de consumidor curioso e interessado pela área do vinho (87,5% afirmaram ter elevado nível de interesse), seguindo-se o consumidor regular de vinhos (63,2% consumiam pelo menos duas vezes por semana) e o consumidor com fortes conhecimentos vínicos (46,7% afirmaram ser grandes conhecedores de vinhos).
O local do evento, o Palácio da Bolsa, bem como aspetos específicos da programação, nomeadamente as provas comentadas, apresentaram-se como fatores de diferenciação, despertando níveis muito elevados de satisfação junto dos participantes (4,6 e 4,3 numa escala de 1 a 5, espectivamente). Assim, o sucesso do evento foi atestado pelo público, que evidenciou um nível de satisfação global de 4,45 em 5.
Essência do Vinho – Porto é também importante para as empresas do setor, que referiram ter um maior nível de retorno neste evento, por comparação com outros. Os produtores consideraram o Essência do Vinho uma oportunidade de promover produtos (4 numa escala de 1 a 5), a imagem da marca e o prestígio dos vinhos (4,1 numa escala de 1 a 5). Também destacaram a importância para reforçar a presença no mercado (4 numa escala de 1 a 5).
A exemplo do que já sucede há vários anos, Essência do Vinho – Porto lançou um novo desafio a uma equipa criativa para pensar a imagem oficial de nova edição do evento. Desta vez, o repto foi lançado à equipa de designers do Studio Bruto, no Porto, que decidiu igualmente desafiar um ilustrador, Ricardo Leite, atualmente a viver e a trabalhar em Amesterdão, na Holanda.
Inspirados no processo de elaboração de um vinho, nascem seis narrativas desta plataforma colaborativa, criações que são adaptadas a diferentes meios, como se de um puzzle/estrutura modular se tratasse. O desdobramento da imagem é vertido para materiais impressos (mupis, flyers, anúncios de imprensa, catálogos e telas de expositores) e digitais (newsletters, banners, posts nas redes sociais). Está igualmente desenhado um troféu que será entregue aos vencedores da prova com júri internacional, “TOP 10 Vinhos Portugueses”.

You Might Also Like

0 Comentários