Onde comer nos Açores? - Aliança [São Miguel]
04:39:00
A cidade de Ponta Delgada, é onde normalmente os turistas começam a sua viagem por São Miguel.
Uma cidade calma, à beira-mar, com tráfego calmo, gente simpática e clima tropical.
Aqui é onde irão encontrar a maioria do comercio regional, desde os queijos, à fruta, passando pela diversidade de peixe e terminando na bela carne Micaelense.
Por causa dessa carne, tão apreciada e tão bem tratada (365 dias de pasto /ano), Ponta Delgada, elege todos os anos um restaurante com o melhor bife.
Fonte: Tripadvisor.be |
Eleito várias vezes como o melhor bife de Ponta Delgada está o Aliança. Histórias dizem que a receita foi trazida do Alcides, mas melhorada, ganhando o nome de Bife à Aliança.
Com um ambiente de tasca pacata, com mesas de dois quatro e seis lugares. Bar de balcão na sala ao lado, onde pudémos provar a famosa Kima e a Laranjada enquanto esperávamos por mesa. A simpatia reinava aqui!
Assim que um mesa vaza, aproveitamos a deixa.
_Já escolheram?
_Um bife a Aliança (13€), médio mal e gostaríamos de um aconselhamento no peixe.
_Grelhado, frito, cozido?
_Grelhado!
_Tem o Lirio, tem o Atum, tem o Neru. Tudo aqui é bom, agora escolha você!
(eu que estava a ir na cantiga do empregado, acordei rapidamente pela brusca impressão de quem lhe estaríamos a fazer um favor. Olhei para a carta com calma e apercebi-me que os peixes aconselhados eram nem mais nem menos que os mais caros da lista)
_Acho que hoje ficaremos pelo Boca-Negra (12€).
_Batata doce? Batata branca?
_Batata Branca.
As ementas são arrastadas da mesa e uma voz de desprezo, com uma pitada de duvida, verte-se sobre nós:
_Algum queijo para entrada?
_Estamos bem assim, apenas a couvert.
Passados 20 min são servidos os bife e o peixe grelhado.
A carne dos Açores é esplêndida e fazer alguma critica ao corte, sabor ou suculência da mesma seria uma afronta. Este bife (200g) era um exemplo fantástico, no ponto certo e flamejado por cima, dando aquele aspeto de queimado que todos os amantes de bifes gostam. As batatas, cortadas em palitos finos, à mão, bem fritas e envolvidas no molho, foram o acompanhamento ideal.
No que toca a sabor, senti a falta de tempero do bife (quando digo tempero de bife digo apenas sal e pimenta). Outro fator de reprovação terá sido o sabor ácido a vinho de pouca qualidade utilizado para flamejar.
Por outro lado, o Boca-Negra! Intitulado um dos peixes favoritos dos açorianos e um dos mais belos, não deixou a mínima critica.
Marcações da grelha: vistosas;
Ponto de grelhar: fantástico, não deixando passar demais;
Tempero: leve mas correto.
No que toca às batatas, que após cozidas levaram um aquecimento na grelha, notou-se que já estavam à nossa espera a algum tempo.
É um restaurante com fama e provavelmente com um dos melhores bifes de Ponta Delgada. Mas o atendimento na sala tem que melhorar um pouco.
2 Comentários
Mau atendimento leva-me sempre a não regressar.
ResponderEliminarUm mau atendimento é algo que não cai bem nos dias de hoje.
EliminarParece que o vinho não sabe igual!