Rústico by chef Manuel Lino

14:29:00

"Para esta receita, o chef português desenvolveu um pão de cereais, que combinou com uma seleção dos melhores ingredientes: um hambúrguer de 100% carne de vaca; espinafres; queijo Emmental; cogumelos; cebola grelhada e molho de maionese e mostarda dijon."



Acredito que não tenha sido fácil, para um chef de cozinha gourmet, criar algo como um hambúrguer para a Mcdonalds.
Mas o chef Manuel Lino aceitou o desafio e tentou criar um hambúrguer diferente, dando relevância e importância aos ingredientes principais, como o tipo de pão, queijo, assim como o tipo de confeção da cebola e dos cogumelos, juntando tudo num molho de maionese com um toque diferente do conhecido pela maioria dos portugueses _mostarda Dijon_, mas que nos dias de hoje já é prática comum nos restaurantes deste país.

Antes de fazer a apreciação, vamos conhecer um pouco melhor este chef:

Manuel Lino: 
Formado na escola profissional de Salvaterra de Magos, de entre os vários estágios em restaurantes, sobressai o nome dos irmãos mais conhecidos no Mundo da gastronomia, El Celler de Can Roca ( eleito várias vezes como o melhor restaurante do mundo pela revista The Worlds 50 best restaurants, e desde 2009 que não sai do top 5, dos melhores restaurantes do Mundo). A sua primeira grande responsabilidade, terá sido no Tabik Restaurante como chef executivo. Nos dias de hoje para além de formação nas escolas de turismo de Portugal, é Head Chef no conceituado Restaurante del Visco, em Espanha.



Apreciação:
Descrito, este parece um hambúrguer com boas combinações, diferente do normal e com um carácter Healthy. Realmente o pão de sementes escolhido, os espinafres e os cogumelos frescos laminados trazem à lembrança, palavras como, fresco, saudável, rústico... 
O molho escolhido (maionese e mostarda dijon) combina na perfeição com o hambúrguer, o queijo emental (conhecido por muitos como a mozzarella francesa) com o seu sabor básico e pouco intenso, não tapa de todo o brilho dos outros ingredientes, criando apenas a sensação de queijo derretido que tanto veneramos num hambúrguer. Tudo isto com o sabor agradável da carne de vaca, tinha tudo para ser um hambúrguer fantástico e rústico. 
Tudo combinaria e daria resultado caso os ingredientes não fossem só textura: fossem também sabor. É um Hambúrguer do McDonalds, aqui o sabor vem dos molhos e os ingredientes apenas servem para trincar e abrir os olhos. Nenhum dos ingredientes sabia realmente ao seu sabor original, nem a carne, nem os espinafres, nem os cogumelos, nem mesmo o pão. O único e grande sabor no meio desta sandes está no molho.
Chef. Manuel Lino, produziu uma combinação agradável, para todos os gostos, combinando dois antónimos, (Mcdonalds e produtos de qualidade).


Como desafio, acho que deviam pegar na receita e tentar fazer em casa, para que tenham uma boa experiência e perceberem realmente a qualidade deste chef.

You Might Also Like

0 Comentários