Brasão Cervejaria [Porto]

09:13:00

A mais aclamada casa de francesinhas dos últimos tempos.
Basta perguntar onde comer uma boa francesinha no Porto e a resposta está na ponta da língua, por parte dos Lisboetas!

_Brazão!

Eu que já fui a algumas das casas de francesinhas, mais faladas e com mais reputação, entre elas: Santiago, Capa Negra ou Bufete Fase, quis experimentar a tão falada francesinha do Brazão, arrastando comigo um grupo de 8 amigos.



Com marcação de 3 dias de antecedência e apenas com disponibilidade para as 22h30, já íamos preparados para casa cheia. 
A entrada, deslumbra. Moderna com um toque rústico, cheia de loiça nas paredes, arranjada em feitios e figuras geométricas, móveis de arquitetura antiga, bem tratados e a atender, empregados vestidos com um avental em ganga com alças em cabedal e uma simpatia tremenda.
A nossa mesa demorou um pouco a estar pronta, mas enquanto esperávamos bebemos um fino numa das mesas altas, disponíveis à entrada. 
 Realmente valeu a pena esperar. A mesa era de madeira maciça, assim como as cadeiras. Encontrava-se encostada a um canto proporcionando uma certa privacidade, à parte do restante público.

Enquanto dávamos umas dentadas na couvert, fazíamos o pedido:

_8 pessoas, 8 francesinhas, certo?
_Sim! Com ovo e batata à parte.
_Claro, aqui no Porto, a batata vem sempre à parte da francesinha.



Passados 10 min chegam as francesinhas (que rapidez!)
A francesinha pousa na mesa, com o prato a escaldar e batatas à parte. Estranhei pois claro, dado não saber que tinham forno a lenha.
Deparo-me com uma das melhores apresentações de francesinha dos últimos anos! (à parte do ovo feito no forno em molde)
Um pão de forma com uma forma belíssima, parecendo mesmo desenhado, com grossura adequada. Por cima, um queijo nada exagerado e todo ele derretido, com pequenas crateras laranjas e uma pequena quantidade de molho no fundo, apenas cobrindo a base do prato.

Assim que dou o primeiro corte e banho a sandes naquele molho, perco toda a emoção inicial. Surpreso pela falta de sabor e a temperatura amena do interior, corto um pedaço de pão e ensopo diretamente no molho.  
Volto a provar. Mas que desilusão. Um sabor fraco, cujo único sabor perceptível era a cerveja. Nem carne, nem legumes, nem mesmo a manteiga. 
Recompus-me e lancei-me a mais uma investida à sandes como salvação, mas a própria sandes estava também ela pouco saborosa e à temperatura ambiente.
"como é possível uma francesinha arrefecer tão rápido!?"
 O bife era bom, médio passado, da vazia e sem fibras difíceis de mastigar. Mas os enchidos tinham pouco sabor a fumado, assim como pouco sabor a enchido. Senti que todos sabiam ao mesmo. 
Um ponto a frisar, era que nem quantidade nem diversidade de carnes, faltavam nesta francesinha. Mas realmente o sabor não estava lá.

Estava à espera de mais, um pouco mais! Depois de tanta públicidade e talvez com expectativas altas demais, fiquei triste! 
Na esperança de ter sido um caso isolado, perguntámos se o molho era o mesmo que na outra casa (Aliados), ao qual nos responderam, com um introdução automática:

_Gostaram da Francesinha!?  Todos os dias o molho é feito na nossa cozinha de produção, que mais tarde é entregue em todos os restaurantes, conferindo a mesma qualidade em todos os nossos estabelecimentos.




Brasão Cervejaria Coliseu Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

You Might Also Like

3 Comentários

  1. O Porto tem restaurantes muito bons para se comer francesinha. O Porto distrito. As melhores francesinhas comem-se em Gaia e em Matosinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaia, Matosinhos?
      O que nos propões a provar Joel?
      (somos todo ouvidos)

      Eliminar
  2. Antes de Gaia há o "Locanda" na zona de Canelas. Têm umas óptimas francesinhas. Mais para o centro de Gaia tens o "Café Offline". Em Matosinhos tens o "Requinte" que é muito bom. Estas gostei mais que uma vez.

    ResponderEliminar