Terrius

04:22:00

Com origens Alentejanas, mais propriamente na Serra de S. Mamede – uma das maiores reservas de biodiversidade da Peninsula Iberica. A Terrius tem como objetivo mostrar ao Mundo o potencial oferecido pelos produtos desta região. Recorrendo a processos de transformação tradicionais, tais como a moagem, conserva ou desidratação.

Avaliada por mim como uma das ideias com maior potencial ao nível gastronómico, a Terrius está a captar cada vez mais interessados, tanto a nível individual como a nível gourmet. A sua presença está a começar a ser notada cada vez mais nos mercados gourmet e chefs mais conceituados, que mostram cada vez mais interesse pela qualidade e genuinidade destes produtos.
A ideia surge no ano de 2011, por jovens com uma visão extremamente futurista, em construir um projeto no sector agroalimentar com o intuito de mostrar ao Mundo a qualidade dos produtos da região, com base em parcerias com produtores locais, com certificação DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida).
Mas o mais interessante deste projeto, a meu ver, é o principio da rentabilização e mínimo desperdício implementado pela marca. A gestão dos produtos passa muito por ir em contra à qualidade do mesmo, o que se torna muito complicado, dado a maioria dos produtos naturais sem adição de químicos ter um período de vida útil curto. Para colmatar este fator e manter a qualidade do produto na integra, estes recorrem a métodos como desidratação, conservas e moagem.

Desidratação: Assegurando características organoléticas únicas e garantindo uma elevada proteção microbiológica aos produtos. Pode ser consumido sem hidratar mas, aconselhado pela marca, a colocar o produto a ensopar em água pelo menos 15 minutos. Após a hidratação pode apenas cozer, grelhar ou cozinhar em tacho.

Castanha de Marvão

Cogumelos (Trompeta Negra; Shitake; Morchella; senderilha Boletus)

Tomates secos

Conservas: Na sua maioria em agua e sal ou mesmo ao natural em lata.

Espargos e cardos silvestres
Moagem: Obtida a partir da moenda fina em moinho. As farinhas surgem no portfolio da Terrius de forma natural ou não fosse a sede num antigo moinho.


CONTACTOS 
 geral@terrius.pt 
 Marvão – Alentejo – Portugal 

You Might Also Like

0 Comentários