Peixe em Lisboa 2017

04:55:00

Peixe em Lisboa 2017 foi um sucesso!
Desde a melhoria por parte do espaço, à disposição das bancas e promoção dos produtos no mercado gourmet.
Sou uma presença assídua nos últimos 3 anos e considero que esta mudança do patio da Galê, para o Pavilhão Carlos Lopes foi uma escolha acertada por parte da organização.
Com mais disposição e espaço, essencialmente, para os restaurantes, para poderem cozinhar, empratar e preparar os pratos.
 Com uma disposição bastante mais organizada e integrada dos representantes no mercado gourmet, que a meu ver teve uma maior envolvência e presença dos mesmos, no festival.
 Também de notar a garrafeira, com mais de 50 vinhos da região de Lisboa (Branco, Rosé e Tinto), divulgando marcas pouco conhecidas pelo publico, mas com tanto ou mais potencial que os famosos exemplares das regiões do Douro e Alentejo.
Entre provas, apresentações e workshops, destacaram-se apresentações de novos Menus para 2017 como é exemplo dos chefs Miguel Laffan (L'and vineyard), Alexandre Silva (LOCO) e José Avillez (Belcanto). A famosa eleição do melhor pastel de Nata de Lisboa 2017, ganha pela Pastelaria Pãozinho das Marias do Chef. Pasteleiro Francisco Duarte e a mais recente eleição da melhor patanisca de bacalhau em Lisboa, ganha pela A Casa do Bacalhau.


Mercado Gourmet 
(Os mais interessantes segundo o Nabo)

Loja do Sal - Com tipos de sal aromatizado e misturado com especiarias, ideal para temperos de carne peixe e até mesmo para leitão. (Surpresa: Sal fumado)

Casa do Vale - Uma família com terreno a mais e um produto gourmet para apresentar. Chutneis, compotas e combinações doce salgado. (surpresa: cebola em vinho do porto)

Click@lentejo- O Amazon dos produtores Alentejanos. Uma plataforma que divulga e comercializa os produtos regionais e caseiros dos pequenos produtores alentejanos. Uma ideia fantástica que bem se pode alargar para o resto de Portugal. As nossas mesas agradecem.

Terrius - A melhor ideia do Mercado!
Uma empresa focada em divulgação e aproveitamento, total, dos esplêndidos produtos da região Alentejana. Desde os cogumelos secos, à farinha de bolota e castanha, passando pela mostarda de pimentos (deliciosa) e finalizando com o enlatado dos mesmos (pimentos). 
Uma marca sem desperdícios e com sabores bem ao estilo natural.

Cogumelos Cultivados - A melhor surpresa do Mercado! Distribuição de ervas aromáticas de qualidade gourmet. Desde os cominhos frescos, aos rebentos de aniz, passando pela estevia e uma imensidão de sabores novos com variações ao longo do processo de degustação. 
Para minha infelicidade apenas estavam a demonstrar os produtos e não era possível adquirir nenhum. 
Ainda só fazem entregas a clientes de restauração mas a venda a clientes singulares está para breve.



Restaurantes
(Os mais interessantes segundo o Nabo)

Henrique Sá Pessoa: Apresentou boa qualidade de produto, com criações simples e confecionadas ao pormenor.
Não fugindo à cultura portuguesa. (prato que ficou na mente: Sandes de choco frito, em pão de tinta de choco)

Chef Kiko: Usou como trufo algumas criações do seu restaurante a Cevicheira. (prato que ficou na mente: Quinoto do mar)


Paulo Morais- Rabo d' Pêxe : O próprio chef. Paulo Morais esteve presente do principio ao fim, esclarecendo todas as dúvidas e a ser o principal encarregado pela preparação do peixe. A ele juntou-se um fantástica banca de peixe fresco na maioria proveniente dos Açores.


Chapito à Mesa: Fez a apresentação do seu menu para 2017. Com apresentações cuidadas e combinações que têm tudo para dar certo. 
"Mistura de peixe menos nobre com uma proteína mais nobre como o Carabineiro" é um exemplo das combinações que me ficou na cabeça.

Ribamar : Uma carta bastante completa, com intenção de mostrar a frescura e qualidade do marisco de Sesimbra.

Taberna da Rua das flores: Desde o Bao, ao mousse com ouriço do mar e azeite, passando pelo tapioco... Tudo deslumbrou, estes têm criatividade para dar e vender. E mais importante, não têm medo de arriscar.

Vinhos:
Todos eles da região de Lisboa, com a presença de uma panóplia de quintas da região. Desde Roses, Branco a Tintos.
Com provas comentadas, apresentando uma quinta diferente todos os dias.

Menu eleito pelo Nabo:


Sopa Rica de Peixe (Ribamar) - Bem recheada, com peixe variado, consistente e bem apurada.


Menu degustação (Paulo Morais -Rabo de Pexe) - Excelente cuidado do peixe, foco na apresentação. Acompanhamentos do prato quente, não tão agradáveis, mas em compensação, um sushi muito excecional com um arroz muito bem temperado.


Tapioco de camarão (Taberna da rua das flores) - Delicioso do principio ao fim! Todo sabor do caldo de camarão, explicito na tapioca. Para finalizar, uns bons generosos pedaços de camarão.

Espadarte Marinado com especiarias, salada de funcho e citrinos (Chapito à mesa)
O Melhor!
Apresentação, empratamento, ligação dos sabores. 
Não quis comer mais nada esse dia, com medo que o sabor desaparecesse do palato.

Mousse de chocolate com ouriço do mar e azeite (Taberna da rua das flores) - A sobremesa perfeita para o festival.
 Tudo combina na perfeição. A textura do ouriço do mar dá a sua graça, envolvido em chocolate. 

You Might Also Like

0 Comentários