K.O.B.(Knowledge of Beef)! Não KOBE (a vaca feliz que anda nas bocas do Mundo)

04:51:00

Quando ainda só escrevia para o Zomato, aliás, quando ainda debitava uns bitaites com um perfil próprio da Zomato (pelo que não ache que faça muito mais agora, mas o nome "Um Nabo Gourmet" já trás algum carisma), deambulava por Lisboa de Restaurante em Restaurante a provar coisas novas e a confirmar a veracidade da maioria dos comentários que lia. Comecei a fazê-lo com uma amiga (chamemos-lhe de Rabanete Gourmet), mais maluca e excêntrica que eu. Com o tempo ela voltou para a sua família e deixou-me abandonado, a experimentar novos restaurantes sozinho. Mas sempre que vem a Lisboa, fazemos uma seleção de novos restaurantes a experimentar, relembrando os bons velhos tempos.
Com um mês de antecedência já me falava do K.O.B.

_Temos que experimentar, em tempos fomos ao GUILTY e desta vez vamos ao K.O.B. vamos correr todos os restaurantes do Chef Olivier! (dizia Ela)

Pareceu-me bem!

Chegado o dia, marcamos jantar e às 20h estávamos a entregar os casacos para nos sentarmos.
A sala é pequena, escurecida, como que um quarto rústico. Paredes em madeira escura, mesas individuais e de grupos, sofá ao canto para as senhoras e um espelho enorme para se poder controlar o que se passa na retaguarda. Convém fazer reserva!

A carta foca-se bastante em carnes. Com carnes de todo o mundo e com preços para todas as carteiras, desde um bife Limousine até à vazia Sirloin que poderá chegar aos 180€ por um naco de 300g. Guarnições à parte e entradas com toque de chefe. Mas assim que viro a pagina, cai-me tudo...
PEIXE!? num restaurante de carne cujo o próprio nome diz tudo (K.O.B. - Knowledge of Beef) tem dois pratos de peixe!? Isto é improprio e o Sr. Olivier deveria ter tido mais atenção neste pormenor, se a intenção é abranger todo o tipo de público, talvez seja aconselhado a meter também um prato vegetariano, trocar o nome do restaurante e já agora, quem sabe, apresentar na lista sushi, pode ser que alguém queira para entrada.

Na altura de pedir os pratos, pergunto à empregada se por acaso aquele bife KOB que apresentam na carte é carne maturada, ao qual me responde:
_ Este bife KOB é o bife mais pedido no nosso restaurante, mas não é vaca Kobe nem é maturada.
Que não é bife Kobe sei eu, se não teria um "E" no fim!
Mas como estava ali para comer carne maturada, optamos por um bife do Lombo e um Acém ambos Limousine. Para acompanhar, umas batatas fritas e uns espargos salteados. Para entrada, uns Ovos Rotos. Para beber, um copo de vinho.

_Tem vinho ao copo?
_Sim, temos alguns. Qual é a região que deseja?
_Península de Setúbal, hoje queria um vinho de Setúbal!
_Setúbal não temos.
_Tejo!?
_Também não. Se calhar o melhor é ir à secção dos vinhos e livremente escolher o que mais lhe agradar.

Chegada à zona dos vinhos, deparo-me com umas letras enormes estampadas numa garrafa " PIRIQUITA"

_Desculpe, disse-me que não tinha vinho da península de Setúbal e vejo aqui Piriquita!?
_Piriquita é de Setúbal?

Humildemente rio-me, viro-me novamente para as garrafas e começo a ver o que havia disponível.
Ficou o Piriquita, não Setubalense!


Chegados os Ovos Rotos... 
"Mas eu pedi ovos com espargos à brás?" volto a olhar para a carta e não encontro outra entrada que se enquadrasse naquele contexto para além dos ovos rotos. Um pacote de batata frita aos palitos, das que se mete no bacalhau à brás, com uns ovos mexidos, espargos e farinheira. Comi duas ou três garfadas, muito por causa do preço (11€) e também porque estava cheio de fome, mas estes foram a pior tentativa de ovos rotos que já provei.
Terminamos as entradas e de imediato chegam os dois bifes. Apresentação premium! Cortados na perfeição em fatias finas e com um alho e sal grosso, no canto da tábua, para temperar. Só faltou o chimichuri (mas isso seria pedir demais, dado este não ser um restaurante sul-americano). 


Como uma tira ou outra e vejo que a carne é de qualidade, suculenta, saborosa, mas muito fraca para um bife maturado. As batatas fritas, são ótimas, parecendo mesmo frescas. Os espargos, estavam salteados na perfeição, cheios de sabor e com aquela marca da grelha fantástica, ainda assim faltando alguma irreverência. Pedi um pouco de vinagre balsâmico e com o alho do bife, armei-me em nabo conseguindo desenrascar o acompanhamento e tornando-o o melhor prato do dia!

Na hora de pedir a sobremesa não quis arriscar, não fosse o Petit Gatêau uma receita da Polónia ou a tarte de Maçã ser com Maçã Gala.


Agradável:
O ambiente e a apresentação das carnes
Desagradável: 
A entrada e aconselhamento de vinhos
Avaliação de Nabo (1 a3)
Atendimento: 2 Nabos
Preço / Qualidade: 1 Nabo
Ambiente: 2,5 Nabos
Confecção dos pratos: 1,5 Nabos


K.O.B by Olivier Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

You Might Also Like

0 Comentários