Ceviche Peruana

02:23:00

Nos últimos anos as influências das Américas do Sul e Central, têm entrado na Europa como salsa e coentros no quintal. Entranhando-se na perfeição e angariando cada vez mais seguidores.
O Peru é um dos países cuja a cultura gastronómica melhor se camuflou na Europa, principalmente no Reino Unido. E o melhor exemplo de prato é o Ceviche. 

Ceviche consiste numa mistura de "peixe ao natural", cortado em cubos e "cozido" num molho ácido à base de citrinos, podendo ser limão, lima ou mesmo toranja. O peixe convém ser branco, como o Robalo, Dourada ou Corvina.

A História deste prato, parte da necessidade dos pescadores peruanos em cozinhar o peixe que pescavam em alto mar, para se aguentarem durante várias horas. Sem calor/fogo ou tecnologia, a única hipótese de cozinha-lo, era mesmo com o ácido, proveniente de fruta fácil de transportar.

Na minha versão de Ceviche vou adicionar um pouco de parmesão, para lhe dar um sabor seco e mais intenso para além da lima e da Toranja. Vou também adicionar alguns legumes como a cebola roxa e o pimento, para conferir alguma cor e algum toque adocicado ao prato.

Dificuldade: Fácil 
Tempo: 15min
Ideal para: Entradas




Ingredientes:
Robalo fresco
Corvina
Parmesão
Tomilho

Leite de tigre :
Sumo de lima (1 lima)
Sumo de Toranja (1/4 toranja)
2 dentes de alho picado
1 colher de coentros picados
Meio pimento vermelho/verde/amarelo
Meia cebola roxa
Sal

Receita:

(1) Cortar as postas de peixe em cubos com cerca de 2 a 3 cm de espessura;
(2) Preparar o Leite de tigre: Cortar em cubos, mais pequenos possíveis, o pimentos, cebola, alhos e coentros. Juntar o sumo da lima e toranja e temperar com sal, a gosto;
(3) Juntar o peixe com o leite de tigre e deixar marinar entre 10 a 30 min (quanto mais tempo ficar a marinar, mais cozido ficará, depende um pouco dos gostos);
(4) Para finalizar, ralar um pouco de parmesão (por cima) e juntar o tomilho cortado grosseiramente.


You Might Also Like

0 Comentários