Spaghetti Al nero di sepia

05:54:00


Spaghetti Al nero di sepia [Esparguete com tinta de Choco], em tempos feita pelos humildes pescadores italianos apenas com o intuito de dar mais sabor ao esparguete com choco. Hoje em dia tornou-se um dos pratos mais procurados e desejados em todo o Mundo, dando-lhe o titulo de "Prato Gourmet".




Hoje em dia, este tipo de massa é comercializada em todos os supermercados. Esta massa misturada com marisco e um pouco de ervas, faz as delícias de qualquer foodie e amante de gastronomia. Ainda assim, nada tem a ver com o verdadeiro sabor da massa tingida. 

Muitas pessoas têm a ideia de que para alcançar o preto vibrante e brilhante que se vê nos restaurantes ou mesmo em fotos de grandes
chefs, é dado o facto de esta ser incorporada na massa durante o seu amasso. 
Na verdade, esta é uma das formas, mas para mim, a mais saborosa e conveniente consiste na criação de um molho que facilmente adere à massa, cobrindo-a deste manto negro e saboroso.

Hoje vou-vos ensinar a fazer uma Massa al nero, brilhante,
gourmet e deliciosa, deixando para lá a pré-comprada. Para sentirem o verdadeiro sabor deste prato, não ficando apenas pela aparência. 
Apesar de ter feito com tagliatelli, admito não ser massa adequada, isto porque a massa não ficou toda tingida pela cor negra. Para uma aparência gourmet e conseguirem que a pasta fique toda ela tingida, optem pela tradicional Spaghetti ou mesmo um Linguine, ganhando assim um pouco dos dois Mundos!
Dificuldade:
 médio, fácil 

Tempo: 20min
Ideal para: jantar a dois, impressionar

Ingredientes:

750 g Mexilhão

8 Ninhos de massa
2 Chalotas
Concentrado de tomate
Vinho branco
Alho
1 Choco com tinta
Queijo Parmesão



Receita :

(1) Tudo começa por um simples refogado de chalotas e alho, picadas(o) bem finas(o) em lume brando durante 5min, até as cholotas começarem a ficar translúcidas.
(2) Numa panela a parte coloquem a água e o azeite a ferver. Assim que começar a ferver, deitem a massa e o sal. (para uma massa al dente de sucesso, o sal deve ser sempre colocado quando a água já se encontra quente) 
[Dica de Nabo: para uma massa al dente no ponto, sigam o tempo de cozedura escrito na embalagem, em lume alto. Retirem do calor 1minuto antes do tempo aconselhado e coem a água, para que a massa não coza mais enquanto espera ser misturada ]
(3) Vertem meio copo de vinho branco ( não caiam no erro de usar um vinho carrascão; sempre ouvi dizer pelos grandes chefs " o sabor/aroma do prato, depende muito da qualidade dos seus ingrdientes, o vinho não é exceção ".
(4) Juntem os mexilhões ao pequeno refogado e deixem cozer durante 2 e 3 min, apenas para libertarem um pouco da água e colocar algum sabor extra ao refogado; de seguida retirar os mexilhões e deixar repousar até ao empratamento.
(5) Mexam o refogado e deixem apurar durante 1 a 2 minutos. De imediato metam 3 colheres de sopa, de concentrado de tomate e temperem com pimenta e sal ( a quantidade de sal deve ser reduzida, já que a tinta do choco é um pouco salgada)
(6) Ao lado na tábua cortem o choco em Juliana, para se poder confundir com a massa e ganharem assim umas estrelas extra na apresentação. Envolvam o choco com o molho, na frigideira em lume médio, durante cerca de 7 minutos.
(7) A meio do processo de refogarem o choco, juntem a tinta e mexam bem para que esta se possa espalhar por todo o molho ( se acharem que está muito pastoso, coloquem um pouco de vinho)
(8) Envolvam a massa previamente cozida com o molho e desligem o lume.
(9) Juntar os mexilhões e um pouco de salsa.
Recomendação do Nabo: Servir com um Vinho Rose (Rosé-VinhoVerde PingoDoce)


You Might Also Like

0 Comentários