Já se pode provar o verdadeiro caril Moçambicano em Lisboa

04:30:00

O ZOMATO volta a fazer das suas! 
Em consequência, eu volto a esfregar as mãos com todo o agrado. 
De convite na mão arranco para praça de Espanha!



É a primeira vez que irei ter uma experiência gastronómica Moçambicana! Não faço ideia do que irei comer, não faço ideia do que me espera...

Uns dias antes faço uma pesquisa e descubro que este povo é especialista em Caril, (muito dado às suas influências Indianas ) ainda assim introduzindo sempre um toque quente e tropical, desta terra Africana rica em marisco e especiarias. Pelo que percebi a frescura dos alimentos, para o povo Moçambicano, é um requisito obrigatório!

O restaurante, de seu nome Oliveira's,  é facilmente encontrado com GPS ou mesmo com indicações dadas na rua, apenas com um senão, o facto de termos de descer uma escadaria para o piso abaixo. Este pequeno pormenor torna o local mais acolhedor, criando um ambiente algo exclusivo, até porque se pedirem o mesmo prato que eu, o uso das mãos é um requisito obrigatório e para muitos fazê-lo exige uma certa privacidade.

Ao descer a escadaria, entramos numa sala quente e de imediato vem aos ouvidos uma música ambiente; de origens Africanas; a meio tom.
De imediato somos recebidos com um sorriso enorme e um à vontade raro. Após uma breve apresentação é chegada a altura de escolher o que comer.




Para nossa sorte à carta tinha sido acrescentado o famoso Caril de amendoim " com um sabor intenso e envolvente" palavras ditas por um descendente Moçambicano e que assentaram que nem uma luva desde a primeira à ultima garfada. O sabor a amendoim está completamente presente mas de certa forma suavizado e aveludado, misturando-se na perfeição com o arroz.


Eu, não podia deixar escapar o famoso caril de caranguejo tão elogiado e misterioso. Mas na minha cabeça não parava de pensar :



" O que vou comer no caranguejo ? As patas? O interior ? Para isso terá que ser uma boa quantidade; e para não falar da casca dura " 
Perguntas que rapidamente se desvaneceram como sal em água quente. O caranguejo é tipicamente moçambicano importado todas as semanas garantido um elevado nível de frescura. 
A casca dura !? Nem vêla!! 
Este caranguejo é de casca mole e facilmente o cortamos com garfo e faca. Por dentro lombos de marisco tenros e deliciosos, fáceis de retirar da casca, juntamente como o molho do caril leve e na quantidade certa. Este caril só poderia melhorar mesmo com um pouco de picante. É de frisar, que nenhum Caril da casa vem com picante, para tal terão que pedir à parte, havendo 3 opções: malagueta fresca; picante maturado; ou feito na hora. 
"Feito na Hora !?!?!?!?" 



Sim, na hora e à nossa frente, um pequeno mimo da casa Oliveira que vale a pena. [Fresco e picante]


Algo que tenho a frisar também é mesmo o Vinho da Casa, "Frisado" branco, com um toque doce, fazendo lembrar um Lambrusco mas com toque português.



Oliveira's Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

You Might Also Like

0 Comentários