De Carne e Alma

11:30:00



O famoso Volver...
Um restaurante que iniciou a sua fama com o grande Chef Chakall! Apesar de o seu nome já não se encontrar associado a este nos dias de hoje, continua a ser uma referência de restaurantes a ter em conta em Lisboa.
Eu gostei, mas teve pormenores abaixo das minhas expectativas. O que é normal, estes restaurantes tão recomendados e tão falados pelos foodies e críticos, são criados na nossa cabeça

... como que uma nuvem feita de pistacho, de cor amarela torrado e com textura de claras de ovo fritas!! E a tudo isto junta-se a ideia de estarmos a planar nessa mesma nuvem enquanto a comemos aos poucos, apenas com a intenção de que esta não se desvaneça e nos deixe cair na dura realidade...

Apesar de ser no Lumiar, longe do centro da capital e num bairro pacato, mantém todo o seu rasgo artístico e glamour. A entrada é como que feita por um artista, uma autentica obra prima, para ser apreciada enquanto esperamos na fila. Por dentro um ambiente todo ele a meia luz, como que uma selva moderna, com mesas estrategicamente separadas para dar um certo à vontade aos vários casais (nós) que completam a decoração.


A carta : As entradas dão-nos logo a perceção que será uma experiência para além do gourmet. Um scone de centeio com um pate de aves aromatizado com creme balsâmico e ao lado uma manteiga com granulados secos para dar um toque de crocante.


_Isto está a começar bem!_ disse eu após a primeira dentada.

Já vinha na cabeça com intenção em provar o menu de degustação. (várias vezes enumerado como Menu 1/2 passo, pelos empregados).

Depois de uma breve explicação sobre o Menu a servir, caracterizado por: 

_Um Menu que fará uma apresentação explicita e exemplar dos nossos pratos, tentando tocar em todos os pontos essenciais, para vos transmitir a nossa experiência da melhor forma possível.




Agradável explicação, passando de imediato para uma agradável entrada de baby dutch pancakes de grão com um presunto bastante saboroso e um pure de pimento (como que um Ketchup). A qualidade do presunto era notória na sua cor, mesmo debaixo daquele ambiente escurecido, o vermelho criava impacto, não fosse este um presunto de vaca.




Seguindo no próximo "passo" vem um puré de aipo docemente refrescante, uma fina fatia de beterraba desidratada, sustida em pé pelas molejas e um camarão descascado com a cabeça por cima. De facto a combinação de sabores estava boa, ainda assim, simples.... Mas de imediato percebi a razão, o prato seguinte era Risotto Portenõ Y Bacalhau fumado. Servido numa malga enorme, com bacalhau perfeitamente confitado em lascas consistentes e saborosas, um ovo de codorniz escalfado e um creme Aji, de tomate seco e parmesão (a surpresa do prato) faziam deste prato a promessa para eleição do prato da noite. Mas na primeira garfada, que desilusão.... voltei a agarrar na carta para ver se tinha lido bem, "Risotto", sim era mesmo Risotto! O risotto é caracterizado pelos seus grãos de arroz socolentos e gordos, pelo seu "creme" que os liga todos como que uma manta consistente e aconchegante à boca. Mas desta vez o arroz solto e descolado caia do garfo como que um arroz de malandrinho. Ainda assim, a combinação de sabores era a certa. 




Passando para o Rei do festim, o grande e socolento Bocato di Cardinale, um bife de vaca cortado em fatias apresentando uma cor cozinhada na perfeição, com 21 dias de maturação, alguns grãos de sal espalhados por cima e umas simples batatas doces fritas em rodelas, a acompanhar. Aqui a carne fez todo o seu trabalho, a qualidade premium elevou todos os patamares da confeção e posicionou-se no patamar mais alto da refeição, 5* é a minha classificação.



Por ultimo, uma criação de chefe, à qual terão mesmo que provar. Impressionante tanto na apresentação como na conjugação e sabor desta sobremesa, de entre todos ficou-me na cabeça o sponge Cake...leve, suave e exuberante.

Eu irei Volver, num dia de Inverno, Outono ou até mesmo de Verão, um dia que o menu de degustação seja refrescado e faça o seu papel de me deslumbrar com sabores incomuns. 
Sim irei Volver, mas sempre de Carne e com muita Alma!

Volver de Carne Y Alma Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

You Might Also Like

0 Comentários