Por onde anda o melhor Pastel de Nata !? [ Capitulo I ]

05:09:00


Pastel de Nata! Um simples pastel crocante, com uma nata ao ar livre, sem cobertura e um sabor que deixa multidões à espera durante horas na fila dos famosos pasteis de Belém.
Os famosos pasteis de Belém não são nada mais nada menos que uns bom exemplo de pasteis de nata. Sempre quentes, leves ao ponto de não conseguirmos comer apenas um (daí as caixas de 6, inventadas por esta casa). 

Mas hoje vamos falar de pasteis de Nata com um pouco mais de qualidade!


Junto ao largo do Camões, na rua que sobe para o ascensor da bica, encontramos duas das melhores casas de pasteis de Nata do país. A primeira, do lado direito Manteigaria, apenas com uma fachada enorme, apenas um balcão que só serve para pousar um café e o pastel e uma fábrica por trás que mostra as senhoras muito calmamente durante o fabrico e confeção ao longo do dia (uma casa simples e focada em servir Pasteis, café e capuccino torna-se algo secundário, servindo como acompanhamento). 
Mais à frente do lado esquerdo encontramos a Aloma, defensora do titulo de o Melhor Pastel de Nata do Mundo, com prémios atrás de prémios e com um capote preto bem ao estilo gourmet. Por dentro é uma pastelaria bem à antiga e pouco remodelada. Apresenta vários bolos, salgados, sumos...enfim o normal de um café/pastelaria.

Relativamente ao Pastel, que é o que realmente interessa:

O pastel da Manteigaria tem uma massa muito fina, com poucas folhas mas crocante. a sua nata é consistente, o suficiente para não nos escorregar das mãos enquanto o trincamos e pouco doce, deixando sempre um gosto no fim de querer comer outro. A parte de cima é pouco queimada. Por norma e as suas bordas são cobertas pela nata, diferente da maioria que é pela massa crocante.


Manteigaria - Fábrica de Pastéis de Nata Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
O pastel da Aloma, é um pastel com um pouco mais de massa. Crocante, estalando completamente e ouvindo-se ao trincar. A nata é também muito consistente e saborosa, um pouco mais doce que a da manteigueira e um pouco mais queimada na superfície. As bordas são limitadas pela própia massa, dando a hipótese de comer, a nata primeiro com uma colher e terminar apenas com a massa à trinca (a forma que eu mais gosto).

Aloma Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Ambos são pasteis fantásticos, ambos são um excelente exemplo do tradicional pastel de nata Lisboeta, ambos vêm quentinhos, mas sempre com óleo para manchar a caixa.
Sorte que são um perto do outro, daí não me preocupar muito em decidir qual me está a apetecer mais, basta ir até ao largo da baixa chiado e começar a subir. O ideal mesmo é armarem-se em nabos e pedir um em cada casa. Depois é só descer os armazéns com cara de felicidade e a boca cheia de creme e massa folhada ( parecendo autênticos putos felizes).

You Might Also Like

0 Comentários