Tasca do Márcio

08:50:00


Meco, praia e sol! Algo me diz que estou a roubar o slogan a alguém.
No meco o que não falta é sol, praia, diversão, tranquilidade e peixe fresco. O local ideal para dar uma escapadinha de fim-de-semana.
Um must try desta aldeia (aldeia do Meco), é a tasca do Márcio. Com um logo de caras mais apelativo e engraçado que o meu. Acesso fácil e bem conhecido pelos moradores, o Marcio conquista os seus clientes com o seu ambiente descontraído, doses bem servidas e peixe fresco do dia.
As especialidades aqui passam todas na grelha, nem que seja apenas para um esquentamento. E quem mais se não o próprio Márcio para se encarregar deste trabalho. Apesar de uma cozinha ao fundo do restaurante, o peixe/carne é encaminhado para um pequeno barbecue junto ao balcão.

O restaurante em si é ocupado uma grande parte pela esplanada. Mas é a entrada, toda forrada em madeira, que mais se destaca. Com aspeto confortável e ideal para uma refeição a dois.
Sento-me à mesa, dou uma olhadela na ementa e reparo que toda ela é composta por pratos simples! “O que é ótimo, hoje não me está a apetecer nada muito elaborado. Depois de uma manhã de praia”
Nestes pratos simples, a essência reside toda na qualidade da proteína. É o peixe, carne ou marisco, que com a sua qualidade encarregam-se de traçar uma linha entre o banal e o inesquecível .
_Qual é o peixe do dia?
_Peixe espada.
_Parece-me bem! (diz ela)
_Para mim carne! O que aconselha?
_Tem as especialidades, entre elas as espetadas, se preferir porco-preto, as tirinhas são uma boa escolha.
_Tirinhas? Como o que acompanha?
_Batatas, arroz e limão.
_E um pouco de esparregado?
_Também pode ser.
_Venham elas!
Antes de levar à grelha, o peixe passa à nossa frente e é apresentado para aprovação. Com tal frescura foi imediatamente aprovado unanimemente com um sorriso.

Entretanto chegaram as tiras à mesa e percebi o que realmente eram (tiras de porco preto era um nome novo para mim). Intitulado pelos alentejanos de “lagartos” , pequenas tiras de porco com pedacinhos de gordura que se derretem na grelha, com umas grainhas de sal grosso por cima.

Em travessas separadas, o arroz, batatas e uma boa dose de esparregado acompanhado apenas por uns gomos de limão.
Ainda a tentar construir o meu prato com um pouco de cada, quando chega o peixe espada… Escalado com a marca da grelha, acompanhado com batatas cozidas, ainda com casca e azeite e sal à parte.
Tanto o peixe como a carne desempenharam bem o papel que lhes competia, deslumbrando em aspeto e derretendo-se na boca. Os acompanhamentos limitaram-se a acompanhar, não superando a proteína, nem denegrindo o prato como um todo.
De repente, já a terminar, olho para a mesa do lado e vejo chegar uma das especialidades da casa, a espetada de novilho.
_Parece-me que temos de cá voltar,para provar aquela espetada.(espetada ao alto, ao estilo Madeirense, com o molho a pingar gota a gota para um prato, muito provavelmente, para os mais gulosos, meter em cima do arroz ou mesmo para voltar a passar na espetada).

_Mas chega por hoje! Hoje estou bem, diria mesmo satisfeito, nem com fome nem mesmo empanturrado. Pronto para uma tarde de praia, quem sabe uma sesta, sim uma sesta a ouvir as ondas do mar e a apanhar sol, vinha mesmo a calhar! 
Tasca do Márcio Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

You Might Also Like

0 Comentários